sexta-feira, 18 de março de 2011

Eu-tu, Eu-isso - Martin Buber

Martin Buber (Viena, 8 de Fevereiro de 1878 - Jerusalém, 13 de Junho de 1965) era filósofo, escritor e pedagogo, judeu de origem austríaca, e de inspiração sionista. Tinha educação poliglota: em casa aprendeu ídiche e alemão, na escola hebraico, francês e polonês. Sua formação universitária se deu em Viena.


Ideologia
Em suas publicações filosóficas, deu ênfase a sua idéia de que não há existência sem comunicação e diálogo e que objetos não existem sem a interação.As palavras-princípio,Eu-Tu(relação),Eu-Isso(experiência),demonstram as duas dimensões da filosofia do diálogo que, segundo Buber,abarcam a existência.

Intersubjetividade

O homem possui a capacidade de inter-relacionamento com seu semelhante, ou seja, a intersubjetividade. Intersubjetividade é a relação entre sujeito e sujeito e/ou sujeito e objeto. O relacionamento, segundo o filósofo Martin Buber, acontece entre o Eu e o Tu, e denomina-se relacionamento Eu-Tu. A inter-relação segundo Martin Buber, envolve o diálogo, o encontro e a responsabilidade, entre dois sujeitos e/ou a relação que existe entre o sujeito e o objeto.

4 comentários:

  1. as duas relaçóes estão presentes no nosso cotidiano, só não fazemos a distinção entre as duas a todo momento. thiago.

    ResponderExcluir
  2. O Eu-Tu e o Eu-Isso é importante por que existe uma interação entre pessoa-pessoa e pessoa-situação ou objeto.
    Marayza!!!

    ResponderExcluir
  3. O que me chama a atenção nessa inter-atividade de relações Eu-Tu Eu-Isso que é uma relação momentânea seja com o outras pessoas ou o próprio sujeito.

    ResponderExcluir
  4. Bem, confesso que esse assunto me chamou muita atenção, gostei muito de falar sobre ele, pois vejo que é algo que faz parte do nosso cotidiano e tão simples que não damos tanta importância deixando passar despercebido.

    ResponderExcluir