sábado, 12 de fevereiro de 2011

Um pouco mais sobre Fenomenologia.

  Edmund Husserl(1859-1938) nasceu na Morávia, foi professor na Universidade de Freiburg(1916-28) na Alemanha, tendo influenciado fotemente toda uma geração de pensadores que foram seus alunos, seus projetos filosóficos caracterizou-se inicialmente pela formulação da fenomenologia como um método que pretende explicitar as estruturas implicitas  da experiência humana do real, revelando os sentidos dessas experiências através de uma análise da  conciência em uma relação com o real. A Fenomenologia de Husserl pertence assim a tradição da filosofia da consciência e da subjetividadecaracterística da modernidade embora desenvolvendo uma interpretação própria. Não pretende , por exemplo, ao contrário da epistemologia do início da modernidade, fundamentar ou legitimar o conhecimento científico, mas considerar sua tarefa basicamente como descritiva dos elementos mais básicos da nossa experiência.

2 comentários:

  1. "essências"
    Essa e algumas outras palavras norteiam a fenomenologia de Husserl. “A fenomenologia transcendental e a crise das ciências européias” (1954). Embora inacabada, Husserl tenta nessa obra publicada postumamente procura superar o excessivo subjetivismo e idealismo da sua filosofia, tentando dar conta da realidade social e da relação entre a subjetividade e o mundo, inclusive as “outras consciências” e a questão dar intersubjetividade. Questões como essas vemos aplicadas na gestalt terapia e nos escritos de muitos de seus seguidores.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, agora estamos estudando as bases da psicoterapia humanista. Relacionando assim estes aspectos a realidade e nossa atuação profissional.

    ResponderExcluir