quarta-feira, 1 de junho de 2011

Psicodrama

Jacob Levy Moreno
...e quando me tiveres encontrado, eu arrancarei os teus olhos e os colocarei no lugar dos meus, e tu arrancarás os meus olhos e os colocarás no lugar dos teus. Assim, eu passarei a ver com os teus olhos, e tu a ver-me, com os meus.


        Foi Moreno que "formalizou" a ideia de espontaneidade.
        A espontaneidade, a criatividade e a sensibilidade são recursos inatos do homem. Desde o início o ser humano traz consigo fatores favoráveis ao desenvolvimento desta capacidade, porém estes fatores podem ser perturbados por ambientes ou sistemas sociais constrangedores.
      Moreno, não considerava o nascimento como um evento angustiante e traumático, e concebia o rebento humano como um agente participante desde o primeiro momento em que ele aparece perante os outros, tendo até começado a sua participação antes de se "estrear" ao Mundo. A Espontaneidade é a capacidade de responder adequadamente a uma situação, e é utilizada pela primeira vez logo no nascimento.
      O Homem nasce espontâneo e deixa de o ser devido a fatores adversos tanto do ambiente afectivo-emocional (matriz de identidade), quanto do ambiente social em que a família se insere (rede social).
     Para que tenhamos o prazer em nos sentirmos vivos é preciso que nos reconheçamos como agentes de nosso próprio destino. A espontaneidade é a capacidade de agir de modo "adequado" diante de situações novas, procurando transformar seus aspectos insatisfatórios em positivos ou construtivos.
    
Para promover mudanças no ambiente, pensamos e agimos em função de relações afetivas, mesmo que não o façamos conscientemente.
A possibilidade de modificar uma dada situação implica criar, e a criatividade é indissociável da espontaneidade (esta permite que o potencial criativo se atualize e se manifeste).

3 comentários:

  1. "a criança, ao nascer, realiza seu primeiro ato criativo: é o primeiro ato de catarse de integração." Isso quer dizer que a criança já nasce com essa capacidade criadora que vai aumetando conforme ganha-se maturidade e também com a ajuda dos outros. Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  2. A visão que eu tinha de psicodrama mudou quando estudamos sobre ele.
    Priscilla Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei do psicodrama *_____*
    Sempre vi ele não só como uma peça, mas como algo que ajuda as pessoas a despertarem o melhor delas, acho que todos tem sonhos de ser algo (super herói), de voltar no tempo e fazer tudo diferente só para ver como as o futuro seria... E podemos passar por várias coisas no psicodrama, mas o mais importante é que assim conseguimos trabalhar nossa personalidade, nossos pontos positivos e negativos, a espontaneidade dentre outras coisas para no final chegarmos a nossa essência.

    ResponderExcluir