quinta-feira, 2 de junho de 2011

Uma curiosidade da Gestalt

A palavra Gestalt tem origem alemã e surgiu em 1523 de uma tradução da Bíblia, significando "o que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares". Hoje adotada no mundo inteiro significa um processo de dar forma ou configuração. Gestalt significa uma integração de partes em oposição à soma do "todo".

A palavra gestalt tem o significado de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos. Uma gestalt é produto de uma organização, e esta organização é o processo que leva a uma gestalt.lavra gestalt tem o significado de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos. Uma gestalt é produto de uma organização, e esta organização é o processo que leva a uma gestalt.


8 comentários:

  1. o texto fala apenas do termo gestalt, mas já puxando para o lado da gestal-terapia, gostaria de dizer que me interessei muito pela a abordagem, pela capacidade que ela tem de levar o homem a resolução de seus conflitos mais gritantes, através muitas vezes do questionamento do próprio terapeuta, pois eu concordo que a resolução a resposta para nossos problemas está dentro de cada um de nós basta tomar conciência e buscar vencer nossos próprios limites. abraços FRAN

    ResponderExcluir
  2. Já eu gostei do post, que explica a etimologia da palavra, embora não tenha me identificado muito com a Gestalt, acho interessante como a percepção é fundamental para a resolução dos nossos conflitos internos.

    Manu.

    ResponderExcluir
  3. o texto mostra a origem ga gestalt-terapia, muito interessante, valeu por mais um conhecimento novo, para ser integrado aos demais. Juliana

    ResponderExcluir
  4. Quando ele fala: o que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares.Vejo o significado de cada fato que é atribuído a nós e seus sentidos individuais.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade não me identificava muito com a Gestalt, mas agora que conheci um pouco mais acho bastante interessante, o modo como percebemos as coisas fala muito de nós.
    Muito bom esse post.

    ResponderExcluir
  6. A Gestalt não me interessava, mas com o aprofundar no conhecimento percebe-se que a visão e a percepção da mesma colabora e muito para ajudar nos conflitos internos do ser humano.

    flavio moreira

    ResponderExcluir
  7. gostei da curiosidade, ver o que esta diante de nós, pareci simples, mas muitas vezes não enxergamos o que esta bem diante de nossos olhos, por não termos os nosso olhos treinados ou abertos para percebermos o todo.

    ResponderExcluir